(31) 3309-4200

DICAS / NOTÍCIAS

02/02/2015

Você Sabia?

Alzheimer

noticia

Primeiro a dificuldade em lembrar recentes conversas, nomes ou eventos e depressão também. Os sintomas tardios incluem a comunicação prejudicada, desorientação, confusão, julgamento pobre, alterações de comportamento , dificuldade de engolir e de andar.

Durante a conferência de 2014 da Associação Internacional de Alzheimer (AAIC), que foi realizada 12—17 Julho no Bella Center, em Copenhague, da Dinamarca, mostrou-se que:

Existem evidências crescentes que a atividade física regular e engajamento mental, protegem contra a demência em fases posteriores da vida e pode até melhorar volumes cerebrais. Os mecanismos específicos por trás dessas evidências ainda são desconhecidos. Esta pesquisa foi realizada pelo Wisconsin Alzheimer’s Institute and Disease Research Center.

"Na verdade, há algo que você pode fazer para tentar e prevenir ou retardar a doença, e isso é só cuidar de sua saúde cardiovascular e permanecer mentalmente ativo, especialmente durante a meia-idade", disse Cláudia Satizabal, Ph.D., da Escola de Medicina da Universidade de Boston.
Dr Kenneth Langa, especialista da Universidade de Michigan, sobre o envelhecimento, disse: "Eu acredito que a evidência é muito forte de que as mudanças de estilo de vida, especialmente o aumento da atividade física, manter um peso saudável, comer uma dieta mediterrânea saudável e controlar a pressão arterial, pode ajudar a reduzir o risco de demência.’’

Em outro estudo, quem fez exercício, mudou sua dieta, se socializou e fez um treinamento para a memória, foi significativamente melhor no teste de memória, dois anos depois, segundo Dra. Miia Kivipelto do Instituto Karolinska.



Colaborador:

Alexandre Pereira
Cref: MG-004965
Pós-Graduando em Neurociências UFMG

Fonte: http://www.alz.org/AAIC