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DICAS / NOTÍCIAS

02/02/2015

Você Sabia?

Que aquela dor muscular que sentimos nos dias seguintes ao treino é chamada de DOR MUSCULAR TARDIA?

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A DOR MUSCULAR TARDIA tem seu início algumas horas após a realização do exercício e alcança seu pico entre 24 e 72 horas após e pode durar até 7 dias. Você já deve ter reparado que por volta do 2º dia a dor é bem maior! Você já deve ter reparado também que essa dor pode estar acompanhada de um inchaço local e redução de força!

Esses fatos estão relacionados a um DANO MUSCULAR causado pelo exercício, onde ocorrem rompimentos das fibras musculares. Após a ruptura, ocorre o extravasamento de componentes de dentro da célula para fora dela, o que desencadeia uma resposta inflamatória local levando a um aumento do dano muscular. Para a reparação do tecido danificado, chegam as células inflamatórias que realizam a “limpeza” do tecido necrosado e então as células antiinflamatórias são ativadas para realizar a reconstituição do tecido. Nesse processo, ocorre liberação de PRODUTOS METABÓLICOS TÓXICOS, que associados ao INCHAÇO, poderiam ser os possíveis sinalizadores da DOR MUSCULAR TARDIA.

Sendo assim, o que explicaria o surgimento TARDIO DA DOR seria o TEMPO entre o ESTÍMULO dado (exercício), LIBERAÇÃO DE PRODUTOS METABÓLICOS TÓXICOS e a SINALIZAÇÃO dos receptores da dor.

Portanto não se preocupem quando surgir dor muscular relacionada ao exercício. É uma resposta ao treinamento que tende a diminuir ou desaparecer nas próximas sessões de treinamento. Aguarde alguns dias e respeite o tempo de recuperação! Qualquer dúvida consulte nossos professores!