(31) 3309-4200

DICAS / NOTÍCIAS

02/02/2015

Você Sabia?

Exercícios físicos podem reduzir efeitos colaterais e aumentar a sobrevida em pacientes.

noticia

Que exercícios físicos podem reduzir efeitos colaterais e aumentar a sobrevida em pacientes em diferentes tipos de tratamentos de Câncer. Durante e após o tratamento pacientes e sobreviventes sofrem diversos efeitos colaterais, tais como:

- Fadiga relacionada ao Câncer

- Danos Cognitivos (Problemas de memória, diminuição da atenção e das tarefas básicas)

- Problemas de sono

- Ansiedade

- Depressão

- Dor

Disfunção Física (Atrofia muscular e perda de densidade óssea)

Na literatura científica já foi demonstrado à melhora da qualidade vida e dos efeitos colaterais dos pacientes durante e após o tratamento realizando diversas atividades físicas. Entre as atividades recomendadas estão: aeróbica (natação, hidroginástica, corrida, caminhada e bicicleta); treinamento resistido (musculação); as duas combinadas e atividades que envolvam atenção ao estado de consciência plena (Yoga e Tai Chi Chuan).

A contraindicação da atividade física para pacientes acontece somente em casos raros. Em 2010, o American College Sports Medicine (ACSM) desenvolveu um manual para prescrição de atividades físicas para pacientes e sobreviventes ao tratamento de câncer. Nesse material são recomendados 150 minutos (intensidade moderada) ou 75 minutos (intensidade alta) de atividade aeróbica por semana, mais duas a três vezes na semana de treinamento de força para grandes grupos musculares e alongamentos regulares.

No entanto, deve haver um trabalho multidisciplinar entre os profissionais da saúde (oncologistas, cirurgiões, cardiologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e educadores físicos), pacientes e sobreviventes para o melhor desenvolvimento das atividades.