(31) 3309-4200

DICAS / NOTÍCIAS

02/02/2015

Corpos Perfeitros

A sociedade contemporânea assistem deslumbrada à passagem dos “corpos perfeitos”

noticia

“A sociedade contemporânea assistem deslumbrada à passagem dos “corpos perfeitos” que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna”. ( Neto e Capari, 2007)



A publicidade aumenta o desejo que cada um possui de ter um corpo semelhante ao que ela sugere e a partir daí, a estética corporal torna-se um dos maiores mercados da sociedade de consumo (MONTEFUSCO, SEVERIANO E TELLES, 2009) e a mídia digital reforça e divulga os valores e atributos voltados para a busca de instrumentos que permitam a construção do corpo a parti da visualidade de um corpo manipulado e transformado em mercadoria (MARCUZZO, PICH E DITTRICH, 2012).



Sendo assim, esses veículos tem se tornado agentes decisivos na propagação e fomentação de conceitos muitas vezes inadequados e especulativos que passam a ser assumidos como verdades estabelecidas e absolutas e de desejos muitas vezes inalcançáveis.



Na verdade o que vem acontecendo é a instauração de um verdadeiro “mercado persa” informativo e um show de marketing, em cujos bastidores o interesse financeiro e o patrocínio com o envolvimento de produtos, marcas e propaganda tornam-se cada vez maiores em detrimento das evidências sérias e contextualizadas. Somando-se a isso, o infinito desejo de atenção pessoal está movendo a parte mais dinâmica da nova economia na internet ( facebook, blogs, MySpace, Instagram, etc) que como santuários para o culto da autotransmissão, tornam-se repositórios dos nossos desejos e identidades individuais, para que possamos fazer propaganda de nós mesmos, com testemunhos elogiando nossas qualidade mais cativantes, nosso desempenho e conquistas físicas (KEEN, 2009). Neste contexto, informações incorretas, imprecisas, inadequadas e incoerentes a respeito da prática física e afins, podem ser divulgadas a cada minuto.



Portanto, no intuito de trazer informações contextualizadas, adequadas e baseadas em evidências científicas sobre atividade física, a estética e afins, periodicamente traremos esclarecimentos e respeito de dúvidas que surgem no nosso cotidiano, iniciando no próximo “POST”com o nosso entendimento para seguinte questão:



“Qual a melhor atividade física para o emagrecimento?”



Professor Jucimar Rodrigo – CREF 0383

Jucimar.moreira@gmail.com

(31)9955-2352



Professor de musculação desde 1995

Personal Trainer desde 1995

Especialista em Aperfeiçoamento em atividades de pesquisa em fisiologia do exercício (UFMG)

Especialista em atividades Motoras de academia (ESEFM)

Especialista em Musculação (UFMG)
Técnico em Musculação (NABBA)
Professor de boxe
Preparador Físico dos Atletas Guilherme”Bomba”(UFC) e Balbi Jr. (Tetra campeão brasileiro de Motocross)