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DICAS / NOTÍCIAS

02/02/2015

Você Sabia?

Amplitude De Movimento (ADM): uma qualidade esquecida

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Com a evolução do treinamento, é natural ficarmos afoitos para levantar maiores pesos na musculação, principalmente os homens.

Isto é muito evidente em praticantes masculinos, que geralmente abrem mão da técnica correta para fazer com pesos maiores.

Em estudos de laboratório que verificaram os maiores níveis de hipertrofia, encontramos vários que utilizam descargas elétricas em fibras alongadas, ou seja, contrações musculares a partir de ângulos elevados. Estudos de FRIDEN et al (1988), McCULLY et al (1986) e ARMSTRONG et al (1991), sugerem que a contração dos músculos a partir da posição alongada causa alongamento irregular dos sarcômeros, aumentando o potencial de ocorrência das micro lesões( base de um dos modelos de hipertrofia mais conhecidos).

Além disso, executar movimentos de ADM completa é mais seguro e mais sensato, pois nossas estruturas musculares e articulares adaptam-se de modo extremamente específico, ou seja, uma pessoa que usa amplitudes muito curtas pode facilmente se lesionar em um movimento cotidiano pelo simples fato de haver se “destreinado” para o dia a dia. Os movimentos cotidianos envolvem graus de liberdade muito altos, por exemplo, pegar uma sacola do chão, amarrar um cadarço, buscar a bolsa no banco de trás do carro.

Resumindo, faça os movimentos com a maior ADM possível, será bom para sua saúde e para sua estética. Algumas vezes será necessário diminuir a sobrecarga, mas tenha em mente que isto não atrapalhará seu treino, pelo contrário.
Não se esqueça: quantidade não é qualidade!

Uma boa orientação faz toda a diferença, veja com seu professor a mais adequada para você!